quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Instituto Cecília Meireles conquista o 1º Lugar na 12ª MEP



Com a presença do secretário da Educação, Vieira da Cunha, e do diretor da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Eloí Flores, quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) deram início na noite da quarta-feira (12/08) à Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ensino Médio e Curso Normal (MEP) do núcleo 2, que ocorre no Clube dos Empregados da Petrobras, junto à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas.

Até sexta-feira (14/08), estudantes das regiões de São Leopoldo (2ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Canoas (27ª CRE) apresentaram projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos durante as aulas. 


A solenidade contou com a presença do Coordenador da 16ª CRE – Leonir Razador, da Coordenadora Pedagógica – Sídia Prezzi, das Assessoras Neiva Morello Michelin e Verônica Borges dos Santos, Diretores, professores e alunos envolvidos nos projetos apresentados.
E a escola vencedora, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles obteve o 1º lugar com o projeto PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO NA LUDICIDADE - JOGO TRACA-TRACA

Professor orientador; Solange Marlise Estima Lazzari

Alunos:, Kelvin Bianchi, Taisa Fernanda Azevedo de Souza

Curso: Normal



De acordo com a Professora Orientadora, Solange Lazzari, o projeto foi elaborado com o objetivo de aprender a alfabetizar os alunos com um brinquedo de fácil confecção e de baixo custo.


A proposta pedagógica foi desenvolvida pelos alunos do 2º ano do Curso Normal, na disciplina de Didática da Alfabetização.  A proposta foi construir o TRACA-TRACA, apresentar o alfabeto, os numerais e formas, utilizando o brinquedo. Na sequência da atividade tiveram que contar uma história infantil utilizando apenas a voz e as formas que o brinquedo possibilitava. Para fazer a montagem do TRACA-TRACA os alunos tiveram que testar materiais que possibilitassem o manuseio do brinquedo.


É um brinquedo bem simples de se confeccionar, necessitando apenas de seis madeirinhas, fita mimosa, cola branca. O segredo está na colagem correta das fitas mimosas.


Quando os brinquedos estavam prontos os alunos passaram para a utilização lúdica do TRACA-TRACA. Aprender o alfabeto, os numerais, e algumas formas de objetos e animais.


A construção do brinquedo teve a intenção pedagógica de fazer com que os alunos criassem o jogo, se apropriassem do processo da confecção, e posteriormente, utilizassem no ensino de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental. 


O TRACA-TRACA por ser um brinquedo barato de se confeccionar pode ser feito em qualquer escola, mesmo aquelas que não possuem nenhuma verba financeira. Exemplificando isso: as madeirinhas podem ser conseguidas nas marcenarias, as sobras; a fita mimosa pedir doação para costureiras e a cola branca todos têm no seu material escolar.


E assim cada aluno com seu TRACA-TRACA coloca a imaginação e cria novas formas de aprender brincando.

Na Fase II do Projeto o TRACA-TRACA foi levado para as salas de aula, onde os alunos confeccionaram e através da brincadeira foram aprendendo e desenvolvendo o processo de alfabetização.


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