Com a
presença do secretário da Educação, Vieira da Cunha, e do diretor da
Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Eloí Flores,
quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) deram início na noite da
quarta-feira (12/08) à Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional,
Ensino Médio e Curso Normal (MEP) do núcleo 2, que ocorre no Clube dos
Empregados da Petrobras, junto à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas.
Até sexta-feira (14/08), estudantes das regiões de São Leopoldo (2ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Canoas (27ª CRE) apresentaram projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos durante as aulas.
Até sexta-feira (14/08), estudantes das regiões de São Leopoldo (2ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Canoas (27ª CRE) apresentaram projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos durante as aulas.
A solenidade contou com a presença do Coordenador da 16ª CRE – Leonir
Razador, da Coordenadora Pedagógica – Sídia Prezzi, das Assessoras Neiva
Morello Michelin e Verônica Borges dos Santos, Diretores, professores e alunos
envolvidos nos projetos apresentados.
E a escola vencedora, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles obteve o 1º lugar com o projeto PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO NA LUDICIDADE - JOGO TRACA-TRACA
Professor
orientador; Solange Marlise Estima Lazzari
Alunos:,
Kelvin Bianchi, Taisa Fernanda Azevedo de Souza
Curso:
Normal
De acordo com a Professora Orientadora, Solange
Lazzari, o projeto foi elaborado com o objetivo de aprender a alfabetizar os
alunos com um brinquedo de fácil confecção e de baixo custo.
A proposta pedagógica foi desenvolvida pelos alunos do
2º ano do Curso Normal, na disciplina de Didática da Alfabetização. A proposta foi construir o TRACA-TRACA,
apresentar o alfabeto, os numerais e formas, utilizando o brinquedo. Na
sequência da atividade tiveram que contar uma história infantil utilizando
apenas a voz e as formas que o brinquedo possibilitava. Para fazer a montagem
do TRACA-TRACA os alunos tiveram que testar materiais que possibilitassem o
manuseio do brinquedo.
É um brinquedo bem simples de se confeccionar,
necessitando apenas de seis madeirinhas, fita mimosa, cola branca. O segredo
está na colagem correta das fitas mimosas.
Quando os brinquedos estavam prontos os alunos
passaram para a utilização lúdica do TRACA-TRACA. Aprender o alfabeto, os
numerais, e algumas formas de objetos e animais.
A construção do brinquedo teve a intenção pedagógica
de fazer com que os alunos criassem o jogo, se apropriassem do processo da
confecção, e posteriormente, utilizassem no ensino de alfabetização dos alunos
do Ensino Fundamental.
O TRACA-TRACA por ser um brinquedo barato de se
confeccionar pode ser feito em qualquer escola, mesmo aquelas que não possuem
nenhuma verba financeira. Exemplificando isso: as madeirinhas podem ser
conseguidas nas marcenarias, as sobras; a fita mimosa pedir doação para
costureiras e a cola branca todos têm no seu material escolar.
E assim cada aluno com seu TRACA-TRACA coloca a
imaginação e cria novas formas de aprender brincando.
Na Fase II do Projeto o TRACA-TRACA foi levado para as
salas de aula, onde os alunos confeccionaram e através da brincadeira foram
aprendendo e desenvolvendo o processo de alfabetização.
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